Compromissos ampliados: mobilização familiar na relação com o contexto de escola pública diferenciada

  Mobilização familiar e envolvimento parental na vida educacional dos filhos é um dos recorrentes temas de pesquisa em sociologia da educação. Tradicionalmente esses estudos focam em contextos familiares de médias e/ou altas condições socioeconômicas e muitos voltados para essas dinâmicas quando em redes privadas de ensino.

  Haveria, no entanto, envolvimento parental e agenciamentos familiares pela vida e futuro educacional e profissional dos filhos em contextos populares e entre famílias da rede pública de ensino brasileiro? Além disso, haveria aspectos e contextos escolares que possam estar especialmente relacionados com maiores e mais intensas práticas de mobilização familiar?

  Essas perguntas orientam a minha tese de doutorado em sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e as respostas, brevemente aqui apresentadas são: (I) Existem práticas de envolvimento parental e escolha escolar entre pais da rede pública, tanto por dados empiricamente levantados pela pesquisa de tese, quanto por dados consolidados na literatura especializada. Ademais, (II) foi possível verificar um considerável valor associativo entre níveis de ações e práticas de mobilização familiar com um tipo de escola pública diferenciada, a partir de dados coletados com escolas de ensino médio no Ceará, por amostra estratificada.

  A tese é de que determinados tipos de escolas públicas diferenciadas das demais escolas públicas regulares podem constituir um contexto de ação mais oportuno à mobilização familiar, mesmo em situações de limitadas condições socioeconômicas e culturais. A partir de uma elaboração teórica com William Sewell (1992) e Bernard Lahire (2002), é possível compreender os contextos em que interagem os indivíduos – nesse caso a escola – como contextos socializadores presentes e que podem ampliar ou limitar tendências e compromissos prévios. Essa construção teórica dialoga com a proposta do sociólogo da educação Stephen Morgan, que em seu livro ‘On the edge of commitment’ apresenta o conceito de compromissos prefigurativos, que são compromissos familiares prévios a entrada na escola, mas que podem ser potencializados ou arrefecidos por características e ações dos agentes escolares e condições institucionais.

  A tese usa modelagem de equações estruturais e apresenta resultados que indicam haver uma multicorrelação entre tipo de escola, reputação escolar, expectativas parentais e níveis de mobilização familiar, mesmo sob controle de variáveis socioeconômicas. Dentre as conclusões destaca-se a proposta de análise que considera “[…] que famílias que estão diante de oportunidades escolares julgadas melhores tem suas margens de ações aumentadas, incidindo sobre expectativas parentais e estimulando compromissos familiares pré-existentes a entrada na escola.” (SANTOS, 2022, p. 164).

  Além de contribuir com esses dados e análises, a tese busca oferecer alguns subsídios metodológicos para eventuais e futuras pesquisas sobre envolvimento parental, principalmente ao contexto brasileiro, onde o tema ainda é pouco estudado frente a literatura internacional.


Referências:

LAHIRE, Bernard. Homem plural: os determinantes da ação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

MORGAN, Stephen. On the edge of commitment: educational attainment and race in the United States. Stanford: Stanford University Press, 2005.

SANTOS, Harlon Romariz Rabelo. Mobilização familiar e contexto escolar: escolha escolar e envolvimento parental na relação com as oportunidades de ensino médio público brasileiro. 2022. 195 f. (Doutorado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022.

SEWELL, William. A theory of structure: duality, agency, and transformation. American Journal of Sociology, v. 98, n. 1, p. 1-29. 1992. DOI: 10.1086/229967.


Como citar este texto:

SANTOS, Harlon Romariz Rabelo. Compromissos ampliados: mobilização familiar na relação com contexto de escola pública diferenciada. Blog Observare, 2022. Disponível em: https://observare.slg.br/compromissos-ampliados-mobilizacao-familiar-na-relacao-com-contexto-de-escola-publica-diferenciada/. Acesso em: dia mês abreviado. ano.

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