Indicações de leitura (junho de 2020)

Seguem as indicações de leitura:

I. A classe média brasileira

  O livro Classe média brasileira: posição e identidade de classe (Letra Capital, 2016) oriundo da tese de doutorado de André Ricardo Salata, apresenta um amplo debate sobre a definição do conceito de classe média para o contexto brasileiro recente. O argumento central de Salata é de que o conceito de classe média não pode reduzir-se somente a uma estratificação meramente estatística. Ele argumenta da necessidade de um conceito sociológico mais amplo e que relacione-se com as identidades e posições anunciadas por aqueles que agora, pela força da narrativa econômica e acadêmica, compõem a ‘nova classe média’ ou ‘classe C’, conceitos também discutidos e tensionados pelo autor.

Acesso em: https://www.letracapital.com.br/produto/a-classe-media-brasileira/

II. Dicionário de Política

  Em tempos de tensões políticas e sociais, de crises e situações de mudança, é importante recorrer a manuais e materiais bibliográficos que esclareçam termos, indiquem caminhos de pesquisa, entre outros. A dica é recorrer à dicionários de política e/ou de ciências sociais. Termos como racismo, fascismo, capitalismo, socialismo, comunismo, democracia, república, populismo, entre centenas de outros conceitos são bem explicados num dos melhores dicionários do gênero, que é o Dicionário de Política. Escrito e organizado por Norberto Bobbio, Nicola Matteucci e Gianfranco Pasquino, publicado no Brasil pela Editora UNB.

Acesso em:
http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/17973/material/Norberto-Bobbio-Dicionario-de-Politica.pdf

Faça um comentário