Autor: Alef de Oliveira Lima
Resumo:
A presente dissertação aborda dois temas: a vivência da retomada da escolarização e os processos de aprendizagem. Procuro descrever por meio de uma etnografia feita no contexto da Educação de Jovens e Adultos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, as dimensões pessoais e morais que a escolarização “tardia” apresenta. Nesse sentido a pesquisa visa compreender de modo qualitativo esse retorno à escola e também examinar as questões de aprendizagem situada que a EJA contém enquanto uma modalidade escolar com características particulares. De maneira geral, as escolhas metodológicas giraram entorno do trabalho de campo junto com as técnicas de observação participante, entrevistas não-diretivas e a construção do diário de campo como instrumento reflexivo. O desenvolvimento da investigação contou com duas formas de problematização: a primeira relacionada a refletir sobre os modos de aprender a partir da escola e “apesar” dela. Já a segunda, dedica-se a pensar os variados aspectos sociais presentes no tema da evasão e da escolarização “tardia”. Os resultados da pesquisa apresentam um quadro heterogêneo de motivações para a retomada dos estudos, mas que possui elementos estruturais comuns como: o apoio afetivo e familiar. No caso do abandono escolar os resultados apontam para a relação entre evasão e escolarização “tardia” enquanto instâncias coprodutoras da intermitência escolar. Por fim, a etnografia também visou entender o lugar da instituição escolar na vida pessoal dos sujeitos da EJA e o quanto esse espaço representa e sintetiza questões mais amplas acerca da aprendizagem e da escolarização na forma de objetos antropológicos.
Acesso: Lume UFRGS