Ignorância

Por José Rabelo

Adaptado por Harlon Romariz

harlon.romariz@advir.com

……Certa professora, chamou seu aluno Carlos Alberto, e deu-lhe uma missão escolar, teria que fazer cinco consultas com populares próximos a sua residência para que o ajudassem a responder a uma única pergunta e escrevesse tudo que ouvisse dessas pessoas. A pergunta é: “O que significa a palavra Sapiência?”

……O primeiro consultado foi o senhor Raimundo, seu vizinho. Ele respondeu que “sapiência” era a criação de sapos por alguns agricultores para combater os insetos que ameaçam a lavoura.

……O segundo entrevistado foi o vizinho da esquerda, o senhor Manoel, esse mais taxativo. Disse ao menino que não sabia o significado de “sapiência”.

……O terceiro falou que “sapiência” era o estudo científico dos sapos e de todos os outros batráquios.

……O quarto consultado foi o senhor Nicolau que respondeu ao jovem que “sapiência” significava – sabedoria, discernimento.

……Finalmente o quinto consultado, um homem esquisito, cabelo desalinhado, óculos de lentes profundas. Esse respondeu com outra pergunta – em que língua você quer que eu responda? Em alemão, francês, latim, dinamarquês ou grego? O garoto um pouco decepcionado e meio chateado respondeu – não precisa responder, uma vez que o senhor não consegue responder na língua em que estou falando.

……Por ter concluído a tarefa, levou o trabalho para a professora. Ela analisou e aproveitou para tecer os seguintes comentários:

– O primeiro entrevistado era ignorante (no sentido literal), talvez mentiroso e esperto.

– O segundo também não sabia, mas era sincero.

– O terceiro entrevistado, mais esperto que o primeiro, ainda inventou uma relação entre sapo e ciência para disfarçar sua ignorância.

– O quarto respondeu corretamente ao garoto.

– O quinto, Ah o quinto! Esse apesar de também possuir a verdade agiu com rispidez. E se mostrou o mais “ignorante” entre todos os outros, pois procurou se enaltecer por causa do seu conhecimento e domínio linguístico e não se importou tanto com a ajuda que deveria dar ao menino.

Anúncios

Leave a Reply | Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s